quinta-feira, 18 de abril de 2013

Agricultores ocupam prefeitura do Pará e pedem melhoria de estrada

Do G1 PA

Manifestantes dizem que condição precária da estrada prejudica 113 famílias (Foto: Lindomar Amorim / Arquivo pessoal)Manifestantes dizem que condição precária da estrada prejudica 113 famílias (Foto: Lindomar Amorim / Arquivo pessoal)
Um grupo de 40 agricultores ocupou na terça-feira (16) a prefeitura de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. Eles pedem por melhorias na estrada vicinal que liga a comunidade de Nova Transunião à rodovia Transamazônica. "Nós estamos pedindo mais atenção. Nossa vicinal é estrada de barro, sem condições de trafegar no inverno. A gente queria que a prefeitura tapasse os atoleiros, parte desmoronou e não tem como passar", disse o agricultor Lindomar de Araújo Amorim.
Segundo Amorim, com a estrada intrafegável os agricultores não tem como vender a produção, crianças em idade escolar não conseguem chegar aos colégios localizados em municípios vizinhos e as 113 famílias que fazem parte da ocupação permanecem sem acesso à saúde.
Os manifestantes reclamam que ainda não foram atendidos pelo prefeito. "Só a secretária de finanças nos ouviu, mas ela não pode resolver nada", critica Amorim. A polícia civil dialogou com os manifestantes, mas os agricultores não devem sair até terem uma posição oficial sobre o problema. Segundo a polícia, a manifestação é pacífica e os agricultores se comprometeram a não dormir no prédio público, onde estão documentos da administração municipal. A ocupação ocorre no entorno, e os manifestantes dormem em um auditório da prefeitura anexo ao prédio principal.