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Pessoas que tentaram atendimento |
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Agricultores dentro da Celpa/Altamira |
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Produtos estragados devido a falta de energia |
Representando o poder legislativo os veresadores,Toninho Mardegan e Graça Santos acompanharam a manifestação dos agricultores e buscaram soluções para o problema.
A primeira manifestação (sexta feira 19).
Recentemente
foram divulgadas informações a cerca de um levantamento da Agência Nacional de
Energia Elétrica (ANEEL) que apontou que
a concessionária de energia elétrica Celpa, responsável pela distribuição em
todo o estado do Pará, foi a empresa que deixou por mais tempo sem luz os
usuários em 2012: uma média de 102 horas por ano, o que seria equivalente a
ficar cinco dias no escuro. Pois é, foi exatamente o tempo que os agricultores
do travessão da nove de Brasil Novo
ficaram sem energia. Uma semana. Tempo mais que suficiente para estragar
todos os alimentos perecíveis. Como realaram os agricultores:
Veronica
Oliveira (agricultora de Brasil Novo disse “Já,
já joguei um monte de coisa fora, e minha energia vem um absurdo$ 200 e até R$
300 reais,ta ai pra mim pagar e eu não tenho energia em casa todo dia”.
Segundo
a dona Tereza Oliveira a falta de energia no travessão é simplesmente “ por
causa da queda de um poste, a falta de manutenção pode ter provocado o
incidente”.
Francisco
Gomes Neto reclamou do atendimento na sede da Celpa em Altamira.
Os
agricultores também reclamaram do não acompanhamento ou leitura dos medidores
de energia na zona rural.
Outro lado: Na
época a Celpa, reconheceu a falha e diz que a situação crítica, de acordo com o
diretor de distribuição da empresa Sérvio Túlio, com o inicio das obras de Belo
Monte a Celpa pretende investir cerca de
700 milhões de reais nos próximos dois anos para tentar minimizar a situação. A
concessionária informou também que uma equipe já teria sido enviada ao
travessão da nove ainda para resolução do
problema,como falamos anteriormente.
Celpa: O diretor de distribuição da
CELPA Sérvio Túlio disse que
"Investimentos no sistema elétrico, melhorias no sistema são importantes
para garantir a qualidade do fornecimento e tirar a Celpa dessa situação
incômoda. E ele como Paraense não pode
se conformar com um resultado tão
adverso, que as pendencias são desafios.// A CELPA acredita que a retomada do
projeto "Luz para Todos" no interior do estado deve ajudar a reduzir
as quedas de energia no Pará, além disso a prestação de serviços, bem como a de
manutenção em redes elétricas, substituição de postes deve ser melhorada
consideravelmente. Com relação as possíveis falhas no atendimento por parte de
funcionários da regional Altamira, a assessoria da Celpa informou que desconhece
a situação,mas,os agricultores poderão entrar em contato com o Serviço de
Atendimento ao Cliente e registrar as reclamações. O numero do telefone do SAC
da empresa é 0800 091 01 96.
Por: Sidalécio Souza (jornalista DRT1732/PA)